terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Frango com cogumelos laminados

Frango com cogumelos

Um dos meus segredos para conseguir cozinhar depressa é ter sempre tudo pronto. Isto é: compensa em muito retirar ½ hora ou ¾ de hora de vez em quando para preparar coisas para facilitar na cozinha.

Por exemplo: ter sempre cenoura ralada. Ralo sempre 4 a 5 cenouras de cada vez. Aguentam imenso tempo no frigorífico.
Cogumelos frescos. Comprados inteiros e laminados em casa. Congelam-se e só se lavam depois de descongelados ou para descongelar.
Caldo verde. Lavado e congelado, sempre pronto a saltear.
Abóbora cortada em cubos. Sempre pronta para a sopa.
Alface. Arranjada e lavada. Guarda-se seca no frigorífico. Aguenta-se uns dias.

E por aí fora… são os meus facilitadores de vida, digamos assim!! Quando tirei o frango para descongelar de manhã, pensei que iria fazer frango com cerveja à noite. O meu marido tem sempre cerveja. Sempre!!! Menos naquele dia…….. Lá teria que sair um frango de uma outra qualquer maneira, mas rápido também. Lá estava o meu saquinho de cogumelos arranjados no congelador e assim nasceu o meu frango com cogumelos frescos… e ficou muito bom. Aqui fica:

1 frango partido aos pedaços pequenos e limpo de peles
½ pimento vermelho
8 a 9 cogumelos naturais laminados
½ cebola
4 dentes de alho

Num tacho deitar um fio de azeite e colocar a refogar a cebola e os dentes de alho partidos em pedaços muito pequenos. Deixar refogar. Juntar o pimento em fatias e deixar refogar mais um pouco. Distribuir o frango de forma unifrome pelo fundo do tacho. Temperar com sal. Cobrir com os cogumelos laminados e tapar o tacho. Deixar cozinhar uns 10 min. Destapar (nesta altura já se sente um cheirinho fantástico a cogumelos!!!) e envolver tudo. Deixar cozinhar mais 10 min. e juntar cerca de ½ chávena de leite. Deixar levantar fervura e está pronto!! Acompanhei com esparguete.

Bom apetite!

4 comentários:

  1. Ficou com muito bom aspecto. O frango é das coisas mais versáteis que há para cozinhar.

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro frango, mas o meu cara-metade detesta. Como raramente o faço em casa, é para mim um petisco, que faço sempre que convido alguém para jantar. E cá está uma receita como eu gosto: simples, rápida e muito provavelmente saborosa.

    Bom Natal!

    ResponderEliminar
  3. Maria,
    vim deixar os meus votos de um Feliz Natal e um Ano novo muito próspero. Tudo de bom para ti.
    Um beijinho. Susana.

    ResponderEliminar
  4. Deve ficar uma maravilha!
    Vou experimentar um dia destes...

    Boas Festas e Bons cozinhados!

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)