quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Folhadinhos de farinheira

Folhadinhos de farinheira

Fica aqui mais uma sugestão para uma entrada muito simples e rápida de confeccionar. Sempre que a tenho feito, tem sido bastante apreciada, mesmo pelos membros mais “esquisitos” da família e amigos. Aqui fica:

1 embalagem de massa folhada (uso a de 2 placas, congelada, do Pingo Doce)
2 farinheiras de boa qualidade
1 gema de ovo

Num tacho com água a ferver, colocar as 2 farinheiras picadas com um garfo em dois ou três sítios, para não rebentarem. Deixar cozer por 10 minutos. (Eu costumo usar a água de cozer as farinheiras para fazer cozer arroz branco e acompanhar carne.) Retirar as farinheiras, abrir a pele com uma faca e retirar todo o recheio. Reservar. Esticar a massa folhada, que deve sempre ser trabalhada fria, até ficarem com uma forma rectangular, grande o suficiente para cortar em dois rectângulos mais pequenos. Colocar, no sentido do comprimento, o recheio da farinheira, sobre os 4 rectângulos. Enrolar e colar a massa com um pouco de água. Cortar os rolos de massa em fatias grossas (cerca de 3 cm). Pincelar com a gema de ovo e levar a forno pré-aquecido até a massa estar douradinha.

Bom apetite!

13 comentários:

  1. Que bela receita! O meu marido adora farinheira, e a unica coisa em que a uso é no cozido á portuguesa. Tenho de esperimentar esta maneira, parece super fácil e deve ser deliciosa.

    ResponderEliminar
  2. Adorei este petisco! Costumo fazer muitas vezes folhadinhos cá em casa, mas sempre com salsichas miniatura! Assim com farinheira nunca tinha visto, mas vou já apontar ou não fôssemos nós grandes apreciadores deste enchido! Numa mesa de festa deve desaparecer num instantinho, que delícia :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  3. Ficaram com um aspecto lindo. Os follhadinhos sabem sempre tao bem!!
    Beijos*

    ResponderEliminar
  4. Amei este petisco :) adoro folhadinho e adoro farinheira. até me está a crescer água na boca :)

    beijocas linda***

    ResponderEliminar
  5. Um receita fácil de fazer, rápida e fantástica.

    A farinheira é definitivamente o meu enchido favorito.

    beijos

    ResponderEliminar
  6. Tanta vez que faço folhadinhos e nunca ,e lembrei disto.
    E com as minhas que são caseiras devem ficar optimos!

    ResponderEliminar
  7. Mas que rica entrada, eu adoro farinheira, que rica sugestão levo comigo :*

    ResponderEliminar
  8. Que ideia maravilhosa. Amo farinheira, com tudo e em tudo. Simples ou como recheio, simplesmente adoro.
    Uma entrada verdadeiramente saborosa.

    ResponderEliminar
  9. aqui esta um belo folhadinho mesmo
    adorei vou guardar a ideia afinal sao tao simples de fazer.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá,
    Ficaram fantástico,e devem estar delicioso.
    mas cá por casa ningém aprecia farinheira só eu e para mim não faço:)

    bjs
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Adoro farinheira, estes folhadinhos estao uma delicia so de olhar!
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Para o jantar de fim de ano, fiz esta tua receita, com uma pequena alteração. misturei na farinheira uma maçã reineta cozida. Ficaram deliciosos!
    Bjs

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)