quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Batatas no forno com feijão-verde

Batatas no forno com feijão verde

O feijão-verde começa já a aparecer a uns preços mais acessíveis. Lá em casa gostamos bastante de o consumir de diversas formas. Confesso que nem sempre foi assim. Lembro-me da minha avó nos obrigar (a mim e à minha irmã) a comer pratadas de sopa de feijão-verde cheio de fios. Aquilo enrolava-se tudo na boca, mas não podia ficar nada no prato. A sopa era para comer e ponto! Ganhei uma certa aversão a este legume até o redescobrir uns anos mais tarde. Agora, cheia de paciência, lá tiro os fiozinhos todos do feijão, corto-o fininho e confeciono-o de diversas maneiras. E fica tão bom… esta sugestão de hoje serviu de acompanhamento a um bacalhau assado no forno.

6 a 7 batatas médias
500g de feijão verde
1 cabeça de alhos
Sal, azeite e alho em pó

Começar por lavar muito bem as batatas. Cortar em rodelas grossas e levar ao lume num tacho com água temperada com sal. Depois da água começar a ferver, deixar cozer por 3 ou 4 minutos. Retirar as batatas da água e colocar num tabuleiro de forno. Regar com um fio generoso de azeite, salpicar com alho e pó e juntar os dentes de alho esmagados (com as costas de uma colher de pau). Envolver e levar ao forno quente.

Enquanto as batatas cozem arranjar o feijão-verde. Retirar os fios das laterais e cortar as vagens finas. Levar a escaldar na água em que cozeram as batatas. Assim que a água levantar novamente fervura, retirar do lume e escorrer muito bem o feijão. Juntar o feijão ás batatas, adicionar mais azeite e mais alho em pó, envolver e levar novamente ao forno por mais uns minutos ou até as batatas começarem a ficar douradinhas. Depois é só servir.

Bom apetite!

7 comentários:

  1. Gosto muito de acompanhamentos com batata e este nunca fiz! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Hummm cá em casa também adoramos! Ficou com muito bom aspecto!
    Ah, fiz a sua receita dos bolinhos de coco com mel e aveia! (http://cantinho-da-partilha.blogspot.pt/2015/10/bolinhos-de-coco-com-mel-e-aveia.html)

    Nina
    https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/

    ResponderEliminar
  3. Uma óptima sugestão diferente de acompanhamento, só com coisas que eu gosto :) levo a ideia comigo.
    Convido-te a fazer-me uma visita em Gulosoqb

    ResponderEliminar
  4. Fiquei com vontade de provar!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Não sou a maior fã de feijão verde, tanto que o tenho caseiro e não como. Mas parece-me um ótimo acompanhamento para esse delicioso prato :)

    ResponderEliminar
  6. Ups, pensei que tinha visto bacalhau nalgum sítio e por isso mencionei 'prato'. Acho que a minha mente associa feijão verde e batatas a esse peixe :P Pronto, corrijo: é um ótimo acompanhamento para qualquer prato :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Foi mesmo o acompanhamento de um bacalhau assado. Não foi sonho, está escrito lá em cima! :)

      Eliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)