quinta-feira, 23 de junho de 2016

Bolo de limão e nozes



Tenho andado com pouco tempo e talvez também com pouca vontade. Não de cozinhar, porque isso continua a fluir naturalmente, mas de escrever, de descarregar, escolher e tratar de fotos, montar as publicações... Estou cansada e a precisar de férias, de recarregar baterias. Eu e toda a gente, eu sei! O bom tempo teima em não se instalar de vez e tem vindo aos soluços, o que não ajuda muito! O facto das miúdas estarem de férias tem ajudado um bocadinho, mas não resolve tudo. Até as miúdas parecem ainda não ter entrado por completo no espírito das férias. O ano também foi tão cansativo que agora tanto tempo livre não é fácil de gerir. O mapa das tarefas domésticas que elas têm que realizar diariamente está afixado na cozinha, e elas têm cumprindo. São coisas básicas, mas que me dão mais tempo a mim, e sempre as responsabiliza um bocadinho. Desde lavar a loiça do pequeno-almoço, a limpar o pó, fazer as camas, manter os quartos arrumados, ver o correio, regar as plantas… enfim, coisas do dia-a-dia que divididas entre todos custam muito menos. E o fim de dia chega com vontade de aproveitar o sol que se estende até tarde e preguiçar um bocadinho por aqui e ali… sabe bem sair das rotinas! No meio de tudo continuam as coisas básicas e simples que nos acompanham todo o ano. Os bolos de fim-de-semana continuam sempre a sair do forno lá de casa. Desta vez saiu com aroma a limão, salpicado de nozes e canela. Fica a sugestão:



100g de manteiga amolecida
180g de açúcar
4 ovos
Raspa e sumo de 1 limão
1 iogurte natural ou com aroma de limão
1 copo (do iogurte) de nozes picadas
220g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de café de canela

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Começar por bater a manteiga com o açúcar até obter um creme. Adicionar os ovos, o iogurte, o sumo e a raspa do limão e bater novamente. Por fim juntar a farinha, o fermento, as nozes e a canela e envolver até todos os ingredientes estarem integrados. Colocar a massa na forma e levar ao forno cerca de 35 minutos. Verificar a cozedura, retirar do forno e desenformar. Se quiserem podem polvilhar com açúcar em pó.

Bom apetite!

7 comentários:

  1. Como te compreendo... o meu vais velho (4) já vai ajudando bastante o que o ajuda também a distrair-se. Agora a pequena (1) ainda precisa de atenção constante o que me deixa sempre cansadíssima. Venham as férias para ver se isto melhora!!
    E uma fatia desse bolinho também ajudava! hahaha
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Acho o bolo fantástico!

    Beijinhos ANA

    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Esse desanimo surge de um acumular das tarefas diárias, mas temos de saber encontrar um equilíbrio! Não podemos fazer mais do que conseguimos. O bom tempo há-de chegar! :) Fazer bolos é sem dúvida das melhores terapias, pelo menos para mim! Um bolo acabado de fazer é das melhores sensações...

    Este parece-me muito bem! Sou uma apaixonada por limão, ia adorar de certeza, além que têm muito bom aspecto!

    ResponderEliminar
  4. Lindo bolo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/06/almondegas-putanesca.html

    ResponderEliminar
  5. Percebo-te, nesta altura e com o sol a começar a espreitar (ou a queimar mesmo :P) toda a gente fica com uma vontade enorme de descansar.
    Esse bolo de fim-de-semana ficou fantástico, tão fofinho :)

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito deste bolo,vou guardar nas minhas receitas,logo que tenha tempo vou fazer.Obrigado pela receita.
    Maria José

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)